quinta-feira, 19 de maio de 2011

Laboratorio, espaço de que?

         Constantemente encorremos no erro de visualizar um laboratório como sendo um ambiente fechado com computadores (no caso do laboratório de informatica) ou com equipamentos modernos, ou não, para se fazer experiências (no caso de laboratórios científicos). Buscando no dicionário "Soares Moraes" encontrei, dentre outras, uma definição que me chamou a atenção:   Laboratório: Lugar onde se verificam grandes transformações. Então me pergunto, se faz necessário um espaço físico delimitado e rotulado, com equipamentos de ultima geração, para se verificar grandes transformações?
         Se um educador de Física resolver, no meio de sua aula, soltar seu piloto, seu aluno perceberá a ação da força peso e a influencia da gravidade sobre um corpo abandonado em queda livre, e a partir daí gerar um debate, propiciando aprendizado e transformando a sala de aula em um verdadeiro laboratório de ideias. Este é apenas um exemplo prático de que não se precisa de muito para se fazer experiências. Não podemos negar, porém, que a existência de bons laboratórios com professores qualificados para utiliza-los ajuda na produção de conhecimento mas, de maneira nenhuma podemos justificar aulas desmotivadoras e sem sentido aos nossos alunos, única e exclusivamente pela falta deste espaço.  
        A mudança do educador na forma de pensar e de se portar diante dos desafios da educação, é imediata; e transformar a sala de aula em um laboratório de ideias, sem se prender a equipamentos científicos tradicionais passa por essa transformação. É importante destacar que para que ocorra mudanças, é necessário reservar um tempo para se capacitar, maturar as novas ideias, e preparar novos "modelos" de aula, mas até que ponto nos é dada esta possibilidade? Até que ponto estamos (educadores) dispostos a dedicar nosso já escasso tempo na busca de uma educação menos tradicionalista? Valerá a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário